Recomendados

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O que pode acontecer com uma pessoa que recebeu uma transfusão de sangue errada?

UM –  Quando uma pessoa recebe um sangue incompatível com o seu, suas células de defesa logo reagem (glóbulos brancos) e agem como se o sangue doado fosse um “invasor” e destroem as hemácias alheias. Neste processo, parte de suas hemácias também é destruída. Cahmamos esse processo de hemólise.
DOIS –  Um dos primeiros sintomas de que algo deu errado é a febre. O aumento da temperatura é uma reação de defesa do corpo e fruto da destruição das hemácias. É um processo parecido a quando temos febre por conta de uma infecção, só que, neste caso, o corpo vê as hemácias alheias como invasoras.
TRÊS – Como conseqüência do processo, o organismo produz substâncias vasodilatadoras. O efeito é a queda da pressão arterial, comprometendo a oxigenação. Para compensar a pressão baixa, o coração bate mais depressa. Surgem dores no peito e nas costas.
QUATRO - A queda de pressão também afeta os rins, que não funcionam direito. A pessoa perde hemoglobina (proteína responsável pelo transporte do oxigênio) pelo xixi, que fica escuro. A situação pode se agravar para um quadro de insuficiência renal aguda e até morte do paciente.

Nosso corpo reage à transfusão errada com febre, pressão baixa, taquicardia e até com xixi mais escuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...