Recomendados

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que acontece no local onde um machucado está infeccionado?

       Pois bem, vou tentar explicar mais detalhadamente de forma simples por que o nosso corpo age assim. Vamos do início: Se, por exemplo, sofremos um corte com uma faca, as bactérias presentes na lâmina e no ambiente começam a penetrar em seu organismo (o mesmo pode ser considerado para um vírus da gripe, por exemplo) . Dentro do nosso corpo os microorganismos encontram um ambiente ideal para se reproduzir e, rapidamente, começam a se multiplicar. A reação do nosso organismo é imediata, a presença de um organismo estranho é um alarme geral que atrai para o local danificado um grupo especial de células do sangue – os glóbulos brancos ou leucócitos.
O processo inflamatório então se inicia. Os Basófilos e Mastócitos (que são tipos de leucócitos) liberam histamina, que aumenta a circulação sanguínea no local e assim a região fica avermelhada. Este aumento da temperatura no local ajuda a evitar a entrada de microrganismos sensíveis ao calor. A histamina também permite que os NEUTRÓFILOS e MACRÓFAGOS saiam da corrente sanguínea e vão para o tecido afetado, juntamente com o plasma, causando inchaço no local. Geralmente os neutrófilos são os primeiros a chegar no local atingido, isso porque ele está em maior quantidade no sangue e são os primeiros a sentir a presença do inimigo. São também chamados de “Kamikases”, pois “comem” (fagocitam) o inimigo até a própria morte, ou seja explodem de tanto comer!
Quando os neutrófilos não conseguem “dar conta do recado”, os macrófagos (monócitos grandões) são acionados e partem para o ataque. A fagocitose é muito lenta, e por isso eles vivem mais. Na região que sofreu o corte, onde macrófagos e neutrófilos estão fagocitando o inimigo, são verdadeiros campos de batalha. Ali nossas células de defesa e os microorganismos invasores se “engalfinham”. A guerra entre leucócitos e agentes invasores causa toda aquela reação de dor, vermelhidão. E no final de uma batalha, acabam morrendo sobre o campo de guerra microscópico. Assim, o pus, líquido viscoso e branco-amarelado que encontramos, por exemplo, em espinhas e furúnculos, nada mais é do que estes restos.
Um célula de defesa fagocitando um protozoário. Gulosa!

Aqui uma garganta infeccionada. Resultado da luta entre macrófagos, neutrófilos e organismos invasores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...