Recomendados

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Uma dúzia de fatos extraordinários sobre ovos

Não, ainda não descobrimos se eles vieram antes ou depois do que as galinhas, mas sabemos de algumas curiosidades que o deixarão maravilhado enquanto você prepara um ovo frito – ou então, pelo menos, alimentarão uma boa conversa de bar. Confira uma dúzia de curiosidades fresquinhas sobre ovos:

1. A casca do ovo…

… é feita de carbonato de cálcio, que é o ingrediente principal de alguns antiácidos que tomamos quando estamos com azia. A casca, apesar de ser leve, representa quase 75% do peso total do ovo e, apesar de parecer maciça, ela possui poros, que permitem que o ar entre, não asfixiando o pintinho que pode estar se desenvolvendo ali dentro.

2. A clara do ovo…

… é feita, principalmente, de uma proteína chamada albumina, e também contém niacina (também conhecida como vitamina B3), riboflavina (vitamina B2), cloro, magnésio, potássio, sódio e enxofre. A clara contém 57% das proteínas do ovo.

3. A cor da gema do ovo…

… é determinada pela dieta da galinha. Quanto mais pigmentos amarelos e laranjas existirem nos grãos usados para alimentar a penosa, mais vibrante será a cor da gema.

4. A cor do ovo também pode variar…

… por outros fatores, mesmo depois que ele já saiu do organismo da galinha. Claras que são mais opacas (quando cruas, obviamente) indicam que o ovo é muito fresco. Já as mais transparentes mostram que o ovo já é mais velho. Se a clara for rosa, desista do seu omelete – os ovos já estão estragados e não devem ser consumidos.

5. Se você encontrar sangue no seu ovo…

… não significa que ele não pode ser consumido. Isso indica que um vaso sanguíneo que pode existir na gema se rompeu. Mas que é macabro ver um ovo sangrando, isso é.

6. A temperatura de um ovo…

… chega a 40 graus Celsius quando ele é botado. Quando eles esfriam, o líquido do seu interior se contrai e uma bolha de ar é formada na extremidade mais larga do ovo. Você pode perceber esse achatamento quando cozinha um ovo por muito tempo para que ele fique duro e o descasca.

7. Uma galinha bota…

… de 250 a 270 ovos por ano. Haja fôlego!

8. Ovos brancos ou caipiras?

A cor da galinha determina a cor da casca de seus ovos. Segundo empresas distribuidoras de ovos, não há diferenças nutricionais significativas entre um ovo de casca escura ou um ovo de casca branca.

9. Os ovos demoram…

… de 24 a 26 horas para se formar dentro de uma galinha. Primeiro uma célula similar ao óvulo feminino desenvolve a gema, em um ovário da galinha. Durante a ovulação da ave, a gema cai em um tubo chamado “ovoduto”. Esse tubo leva a substância para o útero e é nele que a albumina é formada e depositada ao redor da gema. A casca é formada no útero. Depois de 30 minutos em que a galinha bota o ovo, o processo se inicia novamente.

10. O Brasil produz…

… dois bilhões de dúzias de ovos por ano, em média. Destes, 60% são destinados aos consumidores, 9% vão para restaurantes e o resto é usado por indústrias produtoras de alimentos e vão parar na sua maionese comprada pronta, por exemplo. A China é o maior produtor de ovos do mundo e produz 390 bilhões de ovos todos os anos, cerca de metade da produção mundial.

11. Ovos de peru…

… também são saudáveis e comestíveis, mas você não irá encontrá-los em mercados por aí. Os perus são mais difíceis de serem criados, precisam de mais espaço, então, economicamente falando, produzir ovos de peru não compensa. As peruas também têm instintos maternais muito fortes, então coletar seus ovos é uma tarefa complicada.

12. Os dinossauros…

… também botavam ovos e, muitas vezes, era o pai que era o responsável por chocá-los. Cientistas afirmam que isso resolveria o enigma “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”, porque os ovos de dinossauro estavam aí muito antes do que as penosas. Mas não é bem assim que o paradoxo funciona, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...