Recomendados

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tricofagia – Síndrome de Rapunzel

Gente, quanta anomalias existem nesse mundo… A tricofagia é um transtorno comportamental na qual a pessoa transtornada passa a engolir os próprios cabelos e até de outra pessoa. Isso mesmo, incontrolavelmente a pessoa passa a comer toda a cabeleria (literalmente). Mas o pior não é isso. O acúmulo de fios de cabelo nas diversas partes do sistema digestivo causa sérios danos devido ao bloqueio gastro-intestinal. Estes casos podem se tornar tão graves que necessitam intervenções cirurgicas.

Em raras ocasiões, a massa gástrica “cabeluda” prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso, semelhante aos cabelos da personagem dos livros infantis (Rapunzel), Por causa disso, esse distúrbio é também conhecido como de síndrome de Rapunzel. Mas, nem todos que arrancam os cabelos são tricófagos. Quem apenas os arranca sem ingerir, sofre de tricotilomania que é uma anomalia na qual a vítima se satisfaz em arrancar continuamente os fios de cabelo.


As causas principais que levam a pessoa a arrancar os cabelos e ingerir são, geralmente, impossibilidade de resistir ao impulso, sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los, sensação de alívio da ansiedade, após arrancar e ingerir os fios de cabelo. O tratamento a princípio consiste em usar medicamentos que corrija o metabolismo dos neurotransmissores e são administrados juntamente com a Psicoterapia Comportamental, porque vai ajudar o paciente a resolver ou administrar os conflitos psicológicos que estiver sofrendo.

M. tinha 18 anos e vivia em Chicago. Sofria de problemas no estômago, vomitava várias vezes ao dia e sentia muita dor. Sua mãe procurou uma equipe para ajudá-la na Inglaterra. Ela contou que tinha muitos problemas, e depois de comer sempre vomitava e também perdeu mais de 15 quilos. Foi feito um raixo x em seu estômago e a equipe detectou uma enorma bola de pêlo. Após uma conversa com a piscológa do hospital ela confirmou que ingeria fios do próprio cabelo diariamente. Foram retirados 4,5 Kg de massa capilar no trato digestivo através de uma intervenção cirúrgica. [Equipe médica do England Hospital]



Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...