Recomendados

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sangue de barata tem poder!

Quem acha que barata é um bicho nojento, fedida e que só fica bem esmagada sob a sola do sapato pode parar e pensar duas vezes. Cientistas estão usando as baratas para desenvolver um antibiótico realmente eficaz para aqueles casos em que “nada resolve”.
cockroachh Sangue de barata tem poder!Ocorre que nas ultimas décadas, o uso indiscriminado dos antibióticos levou ao surgimento de cepas bacterianas que são verdadeiros Highlanders.
Mas a brincadeira acabou pra essas bactérias do capeta! Graças às baratas, cujo tecido nervoso é absolutamente eficiente contra 90%  da MRSA e patógenos como a E.Coli, sem causar nenhum problema aos tecidos humanos.
Pode ser um exagero mas eu creio que em breve o “sangue de barata” será usado para salvar vidas humanas. Da próxima vez que você tiver a oportunidade de fazer aquela explosão de crocância e creme amarelado na calçada, lembre-se disso e… mate mesmo assim!
Afinal, se vc mora no Rio ou em Sp, existem 200 baratas para cada pessoa na sua cidade. Um único casal de baratas poderia, em condições ideais, gerar DEZ MIL descendentes no período de um ano.Segundo levantamento realizado em São Paulo pelo Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas, há 200 baratas por habitante daquela metrópole! Sabe o que é 3,5 BILHÕES de baratas? Elas vivem em média, três anos.
Então, pode fazer o purê crocante na calçada sem medo.
Toda vez que a gente pensa em barata, a primeira que surge na nossa mente é aquele baratão cascudo que infesta a ponte Rio-Niterói. Certa vez meu carro enguiçou na ponte e eu vi surgir ali uma barata tão grande, que pra matar, só abatendo a tiros!
Mas a verdade dos fatos é que além da barata doméstica, também conhecida como “barata voadora”, existe um grande número de espécies silvestres que na natureza têm uma função importante: Atuam como saprófagos, ou seja, se alimentam de matéria em estado de putrefação e têm grande importância na cadeia alimentar, já que servem de alimento para outros animais.
Há muito desconhecimento sobre a questão das baratas. A maior baboseira que eu escuto por aí é que elas sobreviveriam ao holocausto nuclear. Mentira! A barata é tão susceptível a radiação quanto o seu cachorro ou seu gato. Se nego lá “nas América” apertar o botão vermelho, ela vai beiçar igual a eu e você, meu amigo. Porém,  como as baratas vivem em locais como esgotos e galerias, no subsolo, e seus ovos são protegidos em ootecas, elas teriam mais chances de sobrevivência.
Um lance curioso sobre a barata é que elas são onívoras, ou seja, comem de tudo que tenha algum valor nutritivo para elas. São particularmente atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. No entanto, podem se alimentar de queijos, cerveja, cremes, produtos de panificação, colas, cabelos, células descamadas da pele, cadáveres, matérias vegetais. Isso significa, meu caro leitor, que a barata pode comer VOCÊ!
Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios de alimento em seus lábios, podendo causar um tipo de erupção dérmica, denominada Herpes blattae. Da mesma maneira os cílios, unhas e ferimentos expostos também estão sujeitos à ação roedora das mandíbulas das baratas.
echengeatscockroach Sangue de barata tem poder!
Estranho, né? Imagina só. Essa relação e curiosa, pois em muitos países, o ser humano come a barata. Mas agora fica claro que o contrario também ocorre. Outra coisa estranha sobre a barata é que ela pode viver SEM CABEÇA por vários dias. Numa boa…
Isso acontece porque diferente da gente, que tem a estrutura de controle centralizada num ponto, a barata tem sua estrutura nervosa distribuída pelo corpo.
Além disso, a respiração não é afetada com a decapitação. Isso porque as baratas respiram por estruturas chamadas espiráculos, uma série de pequenos poros distribuídos ao longo do corpo que mantêm o entra-e-sai de ar. E como a pressão sanguínea da barata é muito menor que a dos mamíferos, não rola uma perda de sangue que comprometa sua sobrevivência. Todos esses fatores juntos podem fazer com que uma barata viva durante um mês decepada. Na verdade ela só vai morrer de fome, porque sem boca, não rola comer, né?
Mas é um bicho incrível, capaz de regenerar patas, ficar embaixo d´água sem morrer e levar diversas chineladas até finalmente ir para o além.
E agora, graças a esta descoberta dos cientistas ela também vai salvar vidas.


Fonte: Mundo Gump

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...