Recomendados

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gel anti-AIDS é capaz de prevenir a contaminação

                                           
                                
Pesquisadores desenvolveram um gel anti-AIDS que protegeu eficazmente macacos fêmeas do vírus, em um teste criado para simular a transmissão sexual humana.


O gel é a combinação de um medicamento anti-AIDS e um composto de zinco. Assim como outras drogas, o gel bloqueia a reprodução do vírus. Ou seja, ele especificamente impede que células infectadas expilam novos vírus.

Como utiliza uma pequena quantidade de droga ativa, pode ser seguro e barato. E, é claro, eficiente. Protegeu 100% dos macacos testados por até 24 horas após duas semanas de aplicação diária.

O próximo passo é testar o gel em pessoas. Em julho, outros pesquisadores desenvolveram um gel similar, com o medicamento Tenofovir, que reduziu em 39% as infecções por HIV em mulheres por mais de dois anos e meio.

Atualmente, a maioria das infecções pelo vírus da AIDS ocorre na África, e a maioria dos novos casos é entre mulheres infectadas durante o sexo com homens. Sendo assim,os pesquisadores desenvolveram o microbicida para ajudar as mulheres a se protegerem contra o HIV, sem impedi-las de ficar grávida, e, se necessário, elas podem usar o produto sem deixar que seu parceiro saiba.

Apesar do produto não impedir a gravidez, os pesquisadores estão trabalhando em um gel combinado, ou um anel vaginal, que inclui um contraceptivo, para as mulheres que quiserem fazer essa opção e se proteger contra as duas coisas: a doença não curável, e a gravidez indesejada.

O medicamento usado no novo gel, MIV-150, não está disponível em comprimido. Tenofovir, a droga usada no outro microbicida, está disponível em comprimido. Ela também preveniu infecções por herpes, em metade das mulheres testadas.

O segundo ingrediente usado no novo microbicida, acetato de zinco, também é utilizado para prevenir herpes, embora não isso não tenha sido testado neste estudo em particular. No entanto, a combinação de acetato de zinco e MIV-150 funcionou muito melhor do que qualquer ingrediente utilizado isoladamente na prevenção do HIV nos macacos. [Reuters]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...