Recomendados

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chegou o curativo adesivo com “radar para infecções”



Um novo tipo de bandagem adesiva (que no Brasil, para consagração da marca em questão, é popularmente chamada de Band-aid) foi desenvolvido por cientistas alemães. Trata-se de um curativo “inteligente”, que imediatamente fica roxo ao sinal de uma infecção no local do ferimento.


A novidade foi criada por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, em Munique. Aparentemente, é um band-aid comum, que é colocado sobre um corte na pele para protegê-la de choques físicos até que a ferida cicatrize. Como nem sempre se toma a precaução de lavar e desinfetar corretamente o ferimento antes de cobri-lo, podem surgir infecções, geralmente bacterianas. Daí a importância desse novo tipo de bandagem, que detecta qualquer anomalia no ferimento assim que ela surge.

O procedimento do material é baseado em um conceito químico básico, que talvez o faça lembrar seus tempos de colégio: o pH. Usado para determinar se uma substância é ácida ou alcalina,o pH é uma escala que vai de 0 a 14 e tem sua verificação feita de uma maneira muito simples. No caso da bandagem inteligente, a coloração aparece quando a acidez da pele diminui de 5 ou 6 (taxa saudável) para algo entre 6.5 e 8.
Os desenvolvedores afirmam que os beneficiados pela novidade, mais do que os pacientes em si, serão os médicos. A bandagem permite que se avalie o estado de um ferimento sem precisar trocar o curativo. Enquanto a bandagem não fica roxa, o médico tem a certeza que a ferida segue cicatrizando limpa e livre de infecções. [PopSci]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...