Recomendados

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Confira o vídeo de um parasita da Malária invadindo uma célula sanguínea



Você deve conhecer o Plasmodium das aulas de biologia – ele é o responsável pela malária, um parasita transmitido pela picada de mosquitos infectados. Acredita-se que a doença seja a responsável por um milhão de mortes todos os anos.

Agora o cientista Jake Baum, do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research, que fica em Melbourne, na Austrália, usaram microscopia eletrônica para gravar uma série de imagens da “invasão” de um Plasmodium. O resultado foi o vídeo que você pode conferir a seguir:




É a primeira vez que a infecção da malária é “capturada” em vídeo. Para isso, os cientistas precisaram controlar o evento – usaram drogas que preveniam que o parasita entrasse em uma nova célula e que saíssem da primeira.


Os parasitas produzem uma proteína chamada “marcador de junção” que usam para se prenderem a glóbulos vermelhos do sangue.

Acredita-se que o filme poderia ajudar no tratamento da malária, já que promove um entendimento melhor de como a infecção acontece. Impedindo a proteína de junção de ser produzida, por exemplo, seria possível impedir a progressão da doença, já que o Plasmodium não entraria em novas hemácias. [Gizmodo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...