Recomendados

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mãe assassina: síndrome de Münchausen

Você se assustaria se soubesse que existem mães que, movidas por um distúrbio emocional, produzem, simulam, inventam sintomas de doenças em seus filhos? Pois existe uma “anomalia” conhecida como “síndrome de Münchausen”, na qual de forma compulsiva, deliberada e contínua, uma pessoa provoca ou simula sintomas de doenças. A razão para isso é apenas a de obter cuidados médicos e de enfermagem.
Fonte de inspiração para um programa da Discovery, na síndrome de Münchausen, a mãe de forma intencional, provoca sintomas em seu filho, para que ele seja considerado doente, usando medicamentos, ervas, asfixia e até comida estragada, colocando a vítima geralmente em situação de risco. Em casos mais graves em que a mãe não recebe tratamento médico, a situação pode alcançar a extrema condição, ou seja, a morte do filho.
É um comportamento considerado compulsivo. A pessoa é incapaz de se livrar desse comportamento mesmo quando sabe que trata-se de um problema de risco. Apesar de compulsivos os atos são voluntários, conscientes, intencionais e premeditados. A doença é considerada uma grave perturbação da personalidade, de tratamento difícil e prognóstico reservado. Estes atos são descritos nos tratados de psiquiatria como distúrbios factícios.
Existem casos na qual a própria pessoa simula doença em si (by self) e quando a pessoa, geralmente uma mãe, simula doença em alguém que ela cuida (by prox). Essa doença não deve ser confundida com Hipocondria, na quala pessoa exagera em pequenos sintomas reais. Nos últimos tempos, tem sido relatados, casos da síndrome de Munchausen virtual, na qual o doente simula em fóruns na internet sintomas de doenças para chamar a atenção dos internautas!
Um caso de síndrome de Münchausen, descrito em um artigo científico!
Na síndrome de Münchausen, as mães simulam, provocam ou inventam sintomas de doenças graves nos filhos!
———————————————


Encontrei aqui:diariodebiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...