Recomendados

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Diga-me como chamas e eu te direi quem és

                   

  Você gosta do seu nome? Sempre ouve que você tem cara de “outro nome”? Gostaria de ser chamado por um nome diferente? Mas, afinal, nosso nome faz alguma diferença?
De acordo com o pesquisador John Waggoner da Universidade da Pennsylvania, sim. Nosso nome afeta o julgamento das outras pessoas em relação a nós. Para ele, nosso nome influencia desde o tipo de trabalho que vamos fazer até o tipo de caridade que mais somos propensos a realizar.
Estudos anteriores mostraram que o nível socioeconômico e o grau de escolaridade dos pais influenciam a escolha do nome. Então, Waggoner e seus colegas decidiram verificar se isso mudaria o que as pessoas esperam umas das outras.
Para isso, eles pediram a 89 estudantes universitários que classificassem a performance acadêmica de pessoas baseando-se apenas no nome. A escala variava de 1 (poucas chances de sucesso) a 10 (muito sucesso). Por coincidência os nomes recorrentes em pessoas de níveis sociais mais altos ganharam notas melhores.
Os nomes (tipicamente americanos) que receberam piores notas foram: Travis (média de 5,55) e Amber (5,74). Os felizardos foram Katherine (com média de 7,42) e Samuel (7,20). Esses dois pontos de separação representam uma diferença de 20% nas chances de sucesso acadêmico.
De acordo com Waggoner, contudo, houve algumas discrepâncias. Houve pouca diferença entre os nomes Robert e Benjamin, por exemplo, e Robert é um nome geralmente associado a níveis socioeconômicos inferiores e Benjamin, o contrário.[LiveScience]

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...