Recomendados

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Se somos todos da mesma espécie, por que existem povos tão diferentes no planeta?


                         
Obrigada por gostar tanto do Diário de Biologia, Daisy. Bem, a variação na evolução é causada pela mutação genética. A mutação nada mais é do que os genes cometendo pequenos erros e fazendo surgir uma característica nova que é copiada para a geração seguinte. Essas mutações causam diferenças entre os indivíduos.
A seleção natural nos mostra que essas mutações são benéficas, ajudam a promover a sobrevivência e faz com que um indivíduo seja mais privilegiado que outro e então carregue essa tendência para seus descendentes. Pense bem: Em uma região onde ser fisicamente grande é um benefício, as mulheres vão escolher ter filhos com homens que são grandes e assim continuar a esses genes para seus filhos e garantir seu sucesso. Claro que hoje em dia escolhemos para acasalar com base em outras razões, mas quando a seleção natural significava sobrevivência, era assim.
Uma grande adaptação biológica nos seres humanos é aquela que se refere a radiação solar, que é visível claramente pela cor da pele. As populações humanas variam muito neste aspecto, algumas peles são tão escuras que têm um tom azulado e outros são tão claras que os vasos sanguíneos dão um tom rosado a pele. A distribuição geográfica da cor da pele é totalmente relacionada à intensidade da radiação solar.
Na região africana, por exemplo, onde a radiação solar é muito alta, aqueles indivíduos na qual seus genes sofreram mutações que os permitiram produzir mais melanina na pele, sobreviviam melhor naquela região e por causa disso acasalavam mais e produziam mais descendentes. Assim, como o passar do tempo, aquela mutação deu certo e se tornou homogênea na população! Temos que pensar que a centenas de anos, o homem não podia atravessar o oceano. Aqui no Brasil hoje é uma mistura de raças, mas não foi sempre assim!
E assim, cada característica fenotípica (caracteres morfológicos, de desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e de comportamento) existe porque ela foi selecionada de acordo com o ambiente em que as populações se desenvolveram. Por isso temos orientais com olhos puxados, pele branca e corpo pequeno, ao mesmo tempo em que temos africanos altos, negros com narinas mais abertas e olhos grandes e escuros. O porquê de cada raça vai ficar para uma série de posts que vou produzir em breve sobre o assunto!

                                  " Onde eu entro nessa História ? "
Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...