Recomendados

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Que Causa Unha Encravada?

Eu tenho 16 anos e tenho um problema: se eu te mostrar minha unha você vai sair correndo kkkk!!! Minha unha do dedão direito tá tão encravada que minha mãe marcou um podólogo para mim. Não uso tênis a mais de 2 semanas e meu dedão tá igual um alien. O que o podólogo vai fazer comigo? Por que a unha da gente encrava? Paulo Henrique/ Santos – SP

—————————————–

Desculpe Paulo, mas dei risada com sua maneira divertida de lidar com a dor de se ter uma unha encravada. Foi uma pena ter que resumir seu email, pode acreditar! Para início de conversa, até unha encravada tem um nome médico, é chamada de ONICOCRIPTOSE.

Dizemos que uma unha é encravada quando os cantos crescem para dentro e penetram nos tecidos ao redor do dedo. Normalmente, os dedos que possuem mais chances de encravar são os dedos do pé, mas o dedão é mesmo o mais afetado. É causada principalmente pelo corte incorreto da unha, quando cortamos de modo curvo em vez de reto, ela pode crescer para dentro da cutícula e encravar (veja figura). A unha encravada também pode ocorrer como resultado de pancadas sobre as unhas ou pelo uso de calçados muito apertados que pressionam, normalmente por causa do uso de sapatos fechados e apertados, do corte excessivamente rente dos cantos e, algumas vezes, mais raramente, por causa de infecções bacterianas.

Quando acontece, a área da cutícula se torna dolorida e em alguns dias o dedo fica inchado e vermelho e pode haver drenagem. Quando está infeccionada deixa o dedo vermelho, inchado e com pus. Assim, não existem mistérios… A unha encravada não é alien e acontece simplesmente por que a unha resolve crescer na direção errada! Abaixo selecionei algumas imagens bem assustadoras de ONICOCRIPTOSE em estágios bem avançados!
























Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...