Recomendados

domingo, 12 de junho de 2011

O que é a nicotina que colocam no cigarro?

o cigarro é na verdade um preparado com um vegetal chamado tacabo de nome científico Nicotiana tabacum que já vem sendo usado a mais de 6 mil anos a.C. Desde de estes tempos, já havia este preconceito com as propriedades deste vegetal. Isso por que, fumar ou mastigar (algumas pessoas mastigam) tabaco ao mesmo tempo que transmite uma boa sensação também pode resultar em doenças.
Existem milhares de substâncias tóxicas na planta do tabaco (e na fabricação do cigarro ainda são adicionados muitos outros), mas o mais expressivo é a nicotina. É ela que produz todas as sensações “boas” que levam as pessoas a fumar mais um cigarro ou mastigar um pouco de tabaco. Nicotina é um alcalóide líquido que ocorre espontaneamente na natureza, cuja fórmula química é C10H14N2. Alcalóides, para quem não sabe, são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio, nitrogênio e, algumas vezes, oxigênio. Esses compostos são poderosos sobre o nosso corpo. Um bom exemplo de alcalóide é a cafeína presente no café.
Da massa total do tabaco, pelo menos 5% é composto por nicotina, um número bastante expressivo! O cigarro industrial, dependendo da marca, pode conter de 8 a 20 mg de nicotina, mas nosso corpo absorve somente cerca de 1 mg quando fumamos um cigarro. O poder da nicotina não é pouco,  é uma droga psicoativa, ou seja, causa dependência, pois altera o funcionamento do nosso cérebro e de todo corpo podendo tanto estimular quanto relaxar um fumante, dependendo de quanto e com que freqüência ele fuma. Inicialmente, a nicotina causa uma rápida liberação de adrenalina causando o aumento da frequencia cardíaca e pressão arterial e respiração rápida. A nicotina também pode bloquear a liberação de insulina, deixando as pessoas com o nível de glicose alto. Não existem vantagens em usar tabaco, pare de fumar agora!
“Menos alcatrão, menos nicotina” Não caia nessa propaganda, o alcatrão é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores!
————————————–
Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...