Peste bubônica: A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis, e é uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. A peste bubônica matou milhões de pessoas na Idade Média. Foi uma doença terrível, mas hoje parece estar controlada. Apesar disso, continua matando pessoas na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente no Nordeste.
Tifo murino: O tifo murino também é conhecido como febre murina. É transmitido ao homem pela picada da pulga-do-rato infectada pela bactéria Rickettsia typhi.
Febre da mordida do rato: A febre da mordida do rato é transmitida pela mordida do rato, estando o rato infectado pelo Spirillum minus. Os ratos mordem principalmente crianças e idosos que estejam confinados às suas camas. A transmissão ocorre pela saliva do rato.
Triquinose: A triquinose é causada pela Trichinella spiralis. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem pode se contaminar pela ingestão de carne meio crua desses suínos. Por isso, a carne deve ser bem cozida ou assada, para matar as larvas de triquina.
Salmoneloses: As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por freqüentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.
Sarnas e micoses: As sarnas e micoses são os efeitos da ação de ectoparasitos. Ocorrem no homem e nos animais. Os ratos disseminam mecanicamente esses agentes causadores.
Hantavirose: Os ratos também podem transmitir o hantavírus pela urina e saliva. O agente causa uma virose mortal.
Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano.
————————————
Fonte: Diario de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário