Recomendados

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tire suas dúvidas sobre Tipagem Sanguínea!

                                   


Mãe (A+) + Pai (A+) = Filho (O+)

POSSÍVEL. Pode ocorrer sim, desde que o pai e a mãe sejam heterozigotos (Aa), ou seja, os dois tenham o gen para O Rh positivo.

Mãe (O+) + Pai (O+) = Filho (A+)

IMPOSSÍVEL. O tipo sangüíneo do filho deve ser confirmado ou confirmar o de seus pais, pois a combinação de duas pessoas com o tipo sangüíneo O só pode resultar em indivíduos do tipo O.

Mãe (O+) + Pai (B+) = Filho (A+)

IMPOSSÍVEL. As possibilidades dessa combinação são filhos do tipo “B” ou “O” e “B” dependendo se a pessoa é homozigota ou heterozigota em relação ao tipo sanguineo “B”.

Mãe (A+) + Pai (B-) = Filho (O + / -)

POSSÍVEL. Em termos genéticos, tipo A e B, são de fato A e O e B e O, sendo que ao se formar os gametas (óvulo e espermatozóide) podem ocorrer o encontro de O e O e desse modo a criança terá o tipo O.

Mãe (A+) + Pai (O+) = Filho (B+)

IMPOSSÍVEL. Se a tipagem sanguínea estiver correta, as possibilidades é deste casal ter um filho do tipo A ou O.

Mãe (O+) + Pai (O+) = Filho (A+)

IMPOSSÍVEL. É necessário uma confirmação do tipo sanguíneo do casal e do filho, pois pais com sangue O só podem gerar filhos também O. Nestes casos A e B são impossíveis Como eu já alertei, não raro podem acontecer erros na tipagem sangüínea.

                                        
 
                                               Aqui todas as possívies combinações!


                                

Uma resalva: Em casos extremamente raros, um fenômeno chamado de Fenótipo Bombaim, na qual pessoas que possuem ”A”, “B”, ou “AB” expressam o grupo sanguíneo “O”. Leia sobre o Fenótipo Bombaim AQUI.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fen%C3%B3tipo_Bombaim



—————————————-

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...