A herpes bucal (ou Herpes Simplex) é uma doença infecciosa muito contagiosa, geralmente benigna, causada por vírus. Esse vírus tem uma característica de infectar causando lesão e destruição da células da pele e das mucosas da boca.
Quando ocorre esta infecção da mucosa, o vírus multiplica-se produzindo manchas vermelhas inflamatórias e bolhas dolorosas, desenvolvidas pela resposta destrutiva do nosso sistema imunológico. Aquelas bolhas contêm um líquido contaminado pelo vírus e a sua ruptura junto à mucosa de outro indivíduo é uma forma de transmissão. Ou seja, beijo na boca, usar copo (ou outro objeto com saliva) de alguém contaminado pode transmitir herpes. Contudo, essas lesões desaparecem e reaparecem sem deixar quaisquer marcas ou cicatrizes.
Mas se a herpes é um vírus, por que a doença vai vem? Boa pergunta: Na verdade, o que acontece é que geralmente o vírus da herpes invade os terminais dos neurônios dos nossos nervos sensitivos, infectando seus corpos celulares próximo ao cérebro. Quando o sistema imunológico elimina o vírus presentes na nossas mucosas, não consegue detectar a presença do vírus nos neurônios. Esse vírus (muito espertinho, por sinal) volta a ativar-se em períodos de debilidade, como stress, trauma, período menstrual, radiação solar em excesso, imunosupressão ou outras infecções. Ele migra pelo caminho inverso para a mucosa, e dando origem a novo episódio de herpes oral com exantemas, vesículas dolorosas e todos aqueles sintomas característicos.
Os intervalos entre as recaídas são de espaçamento variado, acredita-se que estes vírus permaneçam em nosso organismo por toda a vida. Porém, geralmente sua transmissão só ocorre diante da presença das bolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário