Bom, ainda não se sabe ao certo por que os enjôos e vômitos acontecem e nem por que eles geralmente terminam exatamente no terceiro mês de gestação. Alguns especialistas garantem que este sintoma é provocado pelas toxinas que invadem o organismo durante o processo. Outros preferem acreditar que a o deslocamento do estomago, vesícula e fígado para acomodar melhor o útero crescido e a acidez sempre aumentada neste órgão pode ser as principais causas. Também se sabe que nesta fase, a formação do suco gástrico diminui bastante e com isso a digestão fica muito lenta, o que também causa a prisão de ventre muito comum nas grávidas.
É importante saber que o centro do cérebro que controla náuseas e vômitos, é muitíssimo estimulado na gravidez, isto provoca um aumento nos níveis hormonais logo no início da formação do bebê e até mesmo antes das mamães saberem que estão grávidas. Além do mais, o psicológico da gestante está fortemente abalado, uma mistura de felicidade com problema adquirido, incertezas o tempo todo, tudo isso aflora nosso sistema de rejeição do cérebro, e quando isto acontece, o cérebro reage causando vômitos como um “alerta” a um problema que está afetando a gravidez.
Eu prefiro optar pelo conjunto das primeiras opções: toxinas que invadem o organismo, deslocamento dos órgãos, digestão lenta e descarga hormonal no corpo. De qualquer forma, o médico é o melhor conselheiro neste momento e ele conhece vários truques para ajudar nesta fase chata da gestação! Desejo muitas felicidades e saiba que isto é só uma fase e vai passar!
Deslocamento dos órgãos, descarga hormonal, toxinas… As causas do enjôo na gravidez podem ser muitas!
———————————————-
Nenhum comentário:
Postar um comentário