Recomendados

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Por que a catapora dá aquelas “bolinhas”?

Ter aquelas “pintinhas” da catapora é tradicional. A catapora (ou varicela) é uma doença muito comum na infância, altamente transmissível causada por um vírus. A transmissão é via aérea, em gotas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. Esta doença atormentou os seres humanos durante séculos, mas hoje felizmente, está controlada, apesar dos poucos casos que ainda surgem.
                                                         
O vírus da catapora, assim como todos os outros, são organismos incrivelmente pequenos que se prendem às células hospedeiras para viver e só assim podem se reproduzir. Eles entram no corpo através do nariz, da boca ou de fissuras na pele. Vem pelo ar, entram no corpo e infectam a pessoa não imune (aquela que não foi vacinada ou que nunca teve a essa virose). Dentro do corpo, agarra-se às células hospedeiras no nariz e nos linfonodos onde se reproduz com grande velocidade. Depois de replicado, o vírus da catapora entra na corrente sangüínea, então o sistema imunológico reconhece o invasor e começa a combatê-lo. A febre aparece por causa dessa guerra que pode durar até 3 dias.

                                                  
Até o aparecimento das erupções, as pessoas geralmente não sabem que o vírus da catapora já está incubado no corpo há cerca de 10 a 21 dias. O que muitas pessoas não sabem é que a catapora é transmitida de uma pessoa para outra antes de aparecerem as erupções, ou seja, no período de incubação. Nesse período a catapora é altamente contagiosa, mas normalmente, só percebemos o que está acontecendo depois do surgimento das “bolhinhas”.

                                        
                                                                                  

As bolhas são sacos membranosos cheios de líquido claro. O líquido que há dentro das vesículas contém uma substância química que estimula as células nervosas na pele. Os nervos, então, alertam o cérebro que o corpo está coçando. A coceira é um sinal positivo de que o corpo está lutando contra o vírus.Três ou quatro dias depois, a coceira normalmente diminui, as bolhas logo estouram ou escurecem e criam uma crosta.
                                       
                                                                                

FONTE: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...