Recomendados

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tecido testicular pode criar células produtoras de insulina em homens diabéticos


Pesquisadores descobriram que os homens com diabetes tipo 1 poderiam usar seu próprio tecido testicular para cultivar células produtoras de insulina.
Até agora, as outras formas de terapia desenvolvidas para pacientes de diabetes tipo 1 falharam. Por exemplo, os pesquisadores tentaram transplantar células secretoras de insulina de pacientes falecidos em pessoas com diabetes, mas o corpo pode rejeitá-las.
Os pesquisadores também usaram células-tronco pluripotentes induzidas, que são células-tronco adultas que agem como células-tronco embrionárias por serem programadas com outros tipos de genes. No passado, essa técnica curou ratos com diabetes. O problema com esta terapia foi que, em seres humanos, ela causou teratomas, ou tumores.
Agora, os pesquisadores descobriram uma outra terapia com células-tronco, mais eficiente. Eles extraíram células-tronco espermatogônias do tecido testicular de um paciente falecido, e transformaram essas células em produtoras de insulina, normalmente encontradas dentro do pâncreas. Apenas 1 grama de tecido testicular produz 1 milhão de células-tronco.
O que torna este novo processo original é que as células-tronco são capazes de se transformar em produtoras de insulina sem a utilização de quaisquer genes extras, normalmente usados na maioria dos laboratórios para ajudar a transformar as células-tronco em vários tipos de tecido.
As células espermatogônias têm a capacidade de se transformar sem genes adicionais porque já têm os genes necessários para se tornarem células-tronco embrionárias. Segundo os pesquisadores, antes, não existiam células-tronco, adultas ou embrionárias, que secretassem insulina o suficiente para curar a diabetes em seres humanos. Agora, eles sabem que essa célula tem o potencial de fazer isso, e também sabem como melhorar o seu rendimento.
Os cientistas já testaram a terapia em ratos diabéticos. Eles transplantaram as células no dorso dos animais e descobriram que elas produziram insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose por uma semana. O próximo passo da pesquisa é melhorar o tratamento para que ele dure mais. [DailyTech]

Pessoas sonolentas culpam os outros por tudo


A próxima vez que seu chefe te repreender por causa da sua baixa produtividade e afirmar que tem todas as razões para não te dar um aumento bem merecido, ele pode não estar sendo injusto. Ele pode estar só com sono.
Um novo estudo mostra que quando as pessoas estão com sono, eles são mais propensos a pensar sobre como os eventos poderiam ter sido diferentes e ponderam quais situações poderiam ser melhores. Dependendo do resultado, eles podem culpar os outros e até mesmo buscar a vingança. Os pesquisadores chamam esse pensamento sonolento de “contrafactual”.
Mau humor, irritabilidade e lamentações são características já bem diagnosticadas como efeitos colaterais de sonolência, mas o novo estudo parece ser o primeiro a explorar a forma como as pessoas realmente pensam quando estão com sono.
Segundo os pesquisadores, é preciso perceber que a privação do sono é debilitante e faz com que as pessoas tanto sofram acidentes de carro, como façam maus julgamentos. Se você quer que seu supervisor lhe dê uma promoção, não é aconselhável fazer esse pedido quando ele estiver com sono. Eles podem dizer que as vendas trimestrais caíram no mês passado e que a culpa disso foi sua.
Agora é possível imaginar o quão importante é entender como a falta de sono afeta as pessoas, o impacto que isso tem nos casamentos, e na maneira como os colegas se tratam nos locais de trabalho.
Culturas como as latinas, dizem os pesquisadores, parecem compreender o que a cultura americana ainda não entendeu: ter uma boa noite de sono é vital para se ter qualidade de vida. Em alguns países da América Latina, as pessoas tem períodos de sestas, o que nos EUA é visto quase como coisa de criança preguiçosa.
Os resultados desse estudo estão levando os pesquisadores a dedicar mais atenção às pessoas que trabalham em profissões que, muitas vezes, as privam de dormir. Se a falta sono pode afetar a coordenação motora e pode ser tão perigosa quando dirigir sob a influência de álcool, motoristas de caminhão, pilotos de avião e médicos em plantão precisam de cuidados redobrados.
Afinal, não há tolerância para alguém embriagado no trabalho, mas os sonolentos só são chamados de preguiçosos.[MSN]

Mulher: quanto mais alta, maior o risco de desenvolver câncer

                                                                   
                                                              
Se você sempre foi uma mulher alta e se gabou disso, conheça uma séria desvantagem: um novo estudo descobriu que quanto mais baixas são as mulheres, menor o risco de câncer. Ou vice-versa: as mulheres mais altas têm maior risco.
A equipe de cientistas, liderada por Jane Green da Universidade de Oxford, Inglaterra, acompanhou 1,3 milhões de mulheres de meia idade do Reino Unido por 10 anos.
Os pesquisadores britânicos determinaram que o risco de câncer nas mulheres saltam 16% a cada aumento de 10 centímetros de altura.
Mesmo após levar em conta estilo de vida e origens socioeconômicas, ainda havia um salto significativo no risco de câncer associado com estatura crescente.
E não foi apenas um tipo de câncer: as mulheres mais altas eram mais propensas a desenvolver câncer de mama, útero, ovário e intestino, bem como leucemia e melanoma. Pelo menos as baixinhas têm algo de que se orgulhar, não?
Segundo os cientistas, ainda não está claro como essas descobertas se aplicam para os homens.[Jezebel]

Ir ao hospital é mais arriscado que andar de avião


                                                     
Fazer uma cirurgia ou um tratamento hospitalar é bem mais arriscado do que andar de avião. As chances de sofrer alguma infecção hospitalar é de 1 em cada 10 pessoas hospitalizadas, e as chances de morrer por esse erro médico é de 1 em 300. Comparativamente, esse risco é bem maior do que o de morrer em um uma tragédia aérea, que é de 1 para cada 10 milhões de passageiros.
O problema mostra que os hospitais em todo o mundo ainda têm muito a avançar. Centenas de milhares de pessoas sofrem infecções ligadas a hospitais todos os anos. Antes de escolher um hospital, é importante que os pacientes observem se ele utiliza as normas de higiene básica e a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir que os itens de segurança dos procedimentos cirúrgicos sejam seguidos.
Se todos os profissionais da saúde lavassem as mãos com água e sabão ou com álcool antes de tratar os pacientes, mais de 50% das infecções poderiam ser evitadas. A estimativa é que em cada 100 pacientes internados, 7 irão desenvolver infecções hospitalares nos países desenvolvidos. Nos em desenvolvimento, o número cresce para 10.
Os pacientes têm um risco ainda maior de serem infectados se estiverem em uma UTI ou nas unidades de neonatal. Locais como esse são de alto risco, principalmente pelos dispositivos médicos que existem nas áreas, como cateteres urinários e ventiladores.
Os números dos infectados em hospitais é assustador. Nos Estados Unidos, 1,7 milhões de infecções adquiridas em hospitais levam a 100 mil mortes, todos os anos. Na Europa 4,5 milhões de infecções causam 37 mil mortes, segundo a OMS.
Atualmente, cerca de 100 mil hospitais em todo o mundo usam a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS, que é usada para reduzir as complicações em cirurgias em 33% e as mortes em 50%. Se essa lista fosse utilizada em todo o mundo, cerca de 500 mil mortes poderiam ser evitadas, todos os anos.[Reuters]

Conheça o Viberect, o vibrador para homens


O Viberect é um objeto parecido com pinças que, à primeira vista, é difícil dizer para quê serve. Eis a explicação: aprovado recentemente pelo FDA, um órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle de equipamentos médicos, essas pinças servem como um vibrador masculino.
De acordo com o site do produto, o Viberect imita rápidos e repetidos movimentos manuais/vaginais no pênis, proporcionando ereção e até mesmo levando a ejaculação, mesmo que o usuário tenha disfunção erétil ou lesões na medula espinhal. Em outras palavras, um vibrador de alta tecnologia médica para homens (parece até meio milagroso, não?).
Ele funciona assim: ambas as superfícies do pênis são estimuladas pela vibração de alta frequência (70 a 110 Hz) por cerca de 7 a 10 minutos. Isso pode levar à ativação dos reflexos sexuais que iniciam o preenchimento gradual do pênis com sangue arterial. Outros efeitos fisiológicos incluem a contração ritmada progressiva dos músculos que ajudam no fortalecimento da rigidez da ereção.[Gizmodo]

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bear Grylls: O aventureiro da TV que come o que muita gente jamais chegaria perto

Se você não conhece Bear Grylls não tem ideia do que um ser humano é capaz de fazer para sobreviver. Bear apresenta o programa “À Prova de Tudo” no canal a cabo Discovery. Sua missão é mostrar como é possível sobreviver em ambientes extremamente adversos ensinando métodos incrivelmente curiosos.
Para se ter uma ideia, Bear ficou famoso pelo gosto gastronômico. Para buscar energia para enfrentar longas caminhadas, escaladas e outros desafios, Bear acaba comendo coisas que muita gente jamais chegaria perto. Duvida? Veja a seguir 11 coisas absolutamente inusitadas que o aventureiro já provou.
11 – Bear bebe sangue de boi selvagem
10 – Bear come peixe
9 – Bear come serpente
8 – Bear come zebra
7 – Bear come sapo
6 – Bear bebe a própria urina
5 – Bear come coração de ovelha
4 – Bear come larva
3 – Bear come vermes
2 – Bear come fezes de urso
1 – Bear come fluido de fezes de elefante

terça-feira, 12 de julho de 2011

Quanto tempo podemos viver sem comida?

Os médicos acreditam que um ser humano com boa saúde pode sobreviver sem comer nada por até oito semanas, desde que tenha água suficiente. Ser forte e estar em boa forma física pode ajudar, assim como ter gordura corporal extra. Nosso organismo guarda a energia necessária em forma de gordura, carboidratos e proteínas.
Quando não alimentamos, o carboidrato é a primeira coisa que o corpo utiliza para se manter alimentado. Depois, o corpo começa a consumir a gordura, assim aquelas pessoas cujo corpo possui gordura extra, os gordinhos, certamente sobreviveriam mais tempo. Por último o corpo utiliza as proteínas, se o jejum se estender por muitos dias a ponto do organismo precisar utilizar as proteínas acumuladas, tenha certeza que nessa fase a pessoa está extremamente debilitada.
O que contribui para determinar quanto tempo uma pessoa pode ficar sem comida, é o seu metabolismo, que é a transformação da comida ingerida em energia. Assim, quem possui o metabolismo lento, acaba utilizando a energia armazenada mais devagar e, com isso, pode permanecer mais tempo sem precisar recarregar as energias, ou seja, comer! Uma coisas podemos ter certeza: Nosso organismo é extremamente inteligente, e se ficarmos por muito tempo sem comida (mesmo sendo dias), o metabolismo buscará a melhor maneira de garantir nossa sobrevivência.
Quando é preciso viver sem comida, um ambiente de alta temperatura significa desidratação mais rápida e se o ambiente é muito frio, o corpo usa a energia acumulada para manter a temperatura corporal. Sem comida, podemos sobreviver por mais tempo se estiver em uma ambiente com temperaturas amenas.
Segundo especialistas, um ser humano saudável pode viver até 8 semanas sem comida.
——————————-

A mulher pode engravidar durante a menstruação?

A menstruação é uma descamação do endométrio (parede interna do útero) resultado de um preparo do organismo para receber uma gravidez que não aconteceu. É um momento em que o útero está “dissolvendo” as paredes e por isso uma gravidez nessa fase torna-se dificultada pois não existem condições favoráveis para tal. Mas, embora seja raro, em algumas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular e por isso possuem uma janela fértil imprecisa, é possível engravidar durante a menstruação SIM,embora seja bem raro!
Para que essa gravidez ocorra, seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto, pois assim a data da ovulação fica bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante.
Bem, durante o ciclo mentrual regular (28 dias) o óvulo amadurece geralmente entre o 12o e o 16o dia e é liberado. Ele pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas. A única forma de uma mulher engravidar é se um espermatozoide estiver ali ao mesmo momento durante esse intervalo. Pareceria difícil se não tivessemos tantos bebês nascendo todos os dias, não é?
Nomalmente, quando a mulher menstrua, um outro óvulo já está se preparando para um novo ciclo. Mas algumas mulheres tem ciclos de 28 dias, mas em outras eles só duram 22 dias. Neste útlimo caso é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. Um espermatózóide (animadinho e saudável) pode sobrevivber até TRÊS DIAS dentro do corpo da mulher, por isso, é teoricamente possível que este sobrevivente encontre com um óvulo maduro.
Pense bem: se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava sangrando um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozóide pode sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, e aí ela terá “engravidado menstruada”. Então pessoal, camisinha forever!
Mulheres com o ciclo menstrual curto ou com um período menstrual que dura vários dias, pode engravidar durante a menstruação!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...